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12 de maio

Estratégias de merchandising: como utilizar a exposição de produtos para aumentar as vendas

Estratégias de divulgação em mídias de massa despertam o desejo dos clientes de comprarem produtos ou consumirem serviços. Porém, a […]

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Estratégias de divulgação em mídias de massa despertam o desejo dos clientes de comprarem produtos ou consumirem serviços. Porém, a decisão sobre quais marcas consumir acontece no ponto de venda, afinal, é lá que se reúnem todos os elementos essenciais para a realização de uma compra: consumidor, intenção e produto.

É nesse cenário que se torna importante investir em ações que convençam as pessoas a optar por uma marca, ou seja, fazer uso do merchandising para aumentar as vendas de determinados produtos.

Como elaborar uma estratégia de merchandising e como saber qual a melhor para o meu negócio?

Considerando a finalidade principal da ferramenta, chega-se a um passo a passo para elaborar uma estratégia adequada.

Porém, é importante destacar que existem estratégias básicas, que devem ser adotadas em qualquer situação, e outras que são mais inovadoras, ajudando a sua empresa a se diferenciar da concorrência.

Para entender melhor, vamos primeiramente apresentar as etapas básicas que devem ser obrigatoriamente seguidas.

Defina o público-alvo:

Qualquer empresa ou negócio deve conhecer seu público-alvo desde antes da abertura do negócio.

No entanto, a elaboração de uma estratégia de atração de clientes exige que esse elemento seja bem delimitado, compreendendo os padrões de consumo, os hábitos de compra e os comportamentos dos consumidores.

Faça ações de marketing no PDV:

Fazer algumas ações de marketing no PDV pode aumentar significativamente tanto a venda de um determinado item quanto o desempenho macro dos produtos.  Alguns exemplos são: oferecer amostras grátis, fazer demonstrações de produtos, manter programas de pontuações por compras, promover degustações e disponibilizar cupons de descontos.

Delimite as metas a serem atingidas:

Sempre que uma estratégia for elaborada, você precisa ter bem delimitadas quais metas devem ser atingidas. Além disso, é preciso definir o prazo para a conquista dos objetivos.

Assim, é possível mensurar e se certificar de que a estratégia está sendo bem realizada e de que não há desvios.

Sinalize as promoções:

Para aumentar a eficiência das promoções, elas precisam ser suficientemente sinalizadas nos PDVs. Além da publicidade realizada fora da empresa, é interessante investir em banners, faixas, placas e cartazes para colocar em evidência os diferenciais competitivos do estabelecimento e destacar os produtos em oferta.

Ofereça exclusividade:

Tenha um elemento de exclusividade no seu ponto de venda.

Pode ser uma forma diferenciada de apresentação dos produtos, o oferecimento de promoções,  ofertas com brindes customizados ou qualquer outra ação que chame a atenção do consumidor.

E lembre-se: Para se destacar, a empresa precisa inovar, seja em produtos, seja em novas e melhores práticas. O foco deve ser a persistência e a simplicidade.