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09 de dezembro

Como organizar seu PDV para vender mais?

PDV ou Ponto de Venda, como você preferir chamar, o importante é que fisicamente deve estar sempre organizado, certo? De […]

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PDV ou Ponto de Venda, como você preferir chamar, o importante é que fisicamente deve estar sempre organizado, certo? De modo que atraia os olhares de quem compra e gere interesse, mesmo que a pretensão da ida ao estabelecimento não tenha sido de comprar aquele produto exposto de forma tão criativa.

Um PDV bem elaborado e organizado impacta o cliente de diversas formas. Estudos apontam que 70% das informações que uma pessoa recebe vêm da visão. Sendo assim, é um sentido que precisa de bastante atenção, do mesmo jeito que “se come com os olhos”, no ponto de venda, o consumidor irá “comprar com os olhos”.

Visto isso, é preciso ter empatia com o cliente e se questionar sobre o que chamaria atenção, caso você seja o comprador do produto: como aquele ponto de venda lhe atrairia e geraria uma necessidade do que está sendo provido?

Por onde começar?

Partindo do pressuposto de que é preciso se colocar no lugar do cliente, antes de montar um PDV considere anotar as respostas das seguintes perguntas:

→ O que você entenderia e enxergaria no tipo de exposição que está sendo montada? 

→ Levando em consideração que o cliente irá comprar seu produto a partir do que ele vê, você se encantaria com aquele layout

→ Uma ativação de marketing neste PDV seria interessante para alavancar o produto?

A partir das respostas, outros questionamentos irão surgir, abrindo para mais ideias que podem inovar o PDV, como por exemplo uma ativação casada ou até influenciar os outros sentidos do consumidor, com músicas, cheiros, degustação, etc.

Para um PDV mais atrativo 

Vários pontos precisam ser lembrados no momento dessa montagem. É interessante buscar referências de casos de sucesso de PDVs que realmente atraíram o consumidor. Basta dar um “Google” para encontrar inúmeras ideias criativas.

Um ponto de venda bem organizado não pode ter excesso, ou seja, evite poluir visualmente o cliente, ele precisa se encontrar assim que bater o olho. Portanto, se o propósito for colocar uma fachada escrita ou algum desenho, reserve um espaço para que não se perca no meio dos produtos. 

Gatilhos mentais 

Nas mensagens, é importante que tenham gatilhos mentais, são argumentos que podem ativar reações positivas de imediato no consumidor. Os tipos de gatilhos mentais são:

Urgência: afirma que uma ação não pode ser deixada para depois, desperta que o produto precisa ser comprado naquele momento, como: “somente hoje” ou “não deixe para depois!”;

Escassez: mostra que o produto não estará sempre disposto e que ele poderá esgotar, exemplo: “oportunidade única” ou “não teremos reposição”;

Novidade: é o anúncio de algo novo ou exclusivo, como: “somente para você”, “é novidade”, “você não pode perder”;

Prova social: consiste em mostrar outras pessoas utilizando ou consumindo a marca ou o produto, essa propagação dá a entender que é algo bom.

Exposição 

Além do gatilho visual, vendas casadas também podem impulsionar o cliente a comprar, logo, a combinação de produtos pode ser feita na exposição, como por exemplo: se for promover uma escova de dente, outros elementos como a pasta de dente, utensílios para guardar a escova, acessórios que fazem sentido com aquela composição podem incentivar uma nova compra.

 No caso do seu produto ser uma marca, que fica exposta em supermercados ou lojas com outras marcas concorrentes. É válido apostar em elementos de destaque nas prateleiras, que diferenciam seu negócio dos demais. Um exemplo é o caso do produto Red Bull, que colocou uma mini geladeira na gôndola com luz de led para se destacar dos outros energéticos.

Trajeto do cliente

Analise o trajeto do cliente, considere quais produtos ele deve ver primeiro, conforme ele caminha no interior da loja veja se o consumo de um produto pode levar a outro. É importante que as prateleiras estejam sempre organizadas para que o trajeto seja descomplicado. 

Psicologia das cores

O cérebro humano reage de diferentes maneiras quando exposto a determinadas cores, elas têm papel fundamental na decisão de compra do consumidor e despertam várias emoções, levando às tomadas de decisão. Cores como vermelho chamam a atenção, por isso são muito utilizadas para estimular a compra rápida, geralmente anunciam promoções. Já o amarelo tem o poder de despertar a fome, enquanto o azul-claro e o verde passam uma sensação de limpeza e pureza etc. 

As cores também levam a identidade da marca, então destacar detalhes com elas pode ser uma boa opção, assim como investir na organização da loja com decorações e avisos personalizados de acordo com as cores.

Identidade visual chama atenção

Por fim, ressaltamos que a identidade visual é um marco para o cliente. Uma boa estratégia além de ser criada e divulgada no meio digital, deve ser trazida para realidade física a fim de imergir o consumidor inteiramente na realidade do produto.

Vale destacar que marcas de qualidade chamam o consumidor e você pode encontrá-las na Central Alimentos. Para mais dicas que vão além de um ponto de venda criativo não perca nossos conteúdos!