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Estratégias de divulgação em mídias de massa despertam o desejo dos clientes de comprarem produtos ou consumirem serviços. Porém, a […]
Estratégias de divulgação em mídias de massa despertam o desejo dos clientes de comprarem produtos ou consumirem serviços. Porém, a decisão sobre quais marcas consumir acontece no ponto de venda, afinal, é lá que se reúnem todos os elementos essenciais para a realização de uma compra: consumidor, intenção e produto.
É nesse cenário que se torna importante investir em ações que convençam as pessoas a optar por uma marca, ou seja, fazer uso do merchandising para aumentar as vendas de determinados produtos.
Como elaborar uma estratégia de merchandising e como saber qual a melhor para o meu negócio?
Considerando a finalidade principal da ferramenta, chega-se a um passo a passo para elaborar uma estratégia adequada.
Porém, é importante destacar que existem estratégias básicas, que devem ser adotadas em qualquer situação, e outras que são mais inovadoras, ajudando a sua empresa a se diferenciar da concorrência.
Para entender melhor, vamos primeiramente apresentar as etapas básicas que devem ser obrigatoriamente seguidas.
Defina o público-alvo:
Qualquer empresa ou negócio deve conhecer seu público-alvo desde antes da abertura do negócio.
No entanto, a elaboração de uma estratégia de atração de clientes exige que esse elemento seja bem delimitado, compreendendo os padrões de consumo, os hábitos de compra e os comportamentos dos consumidores.
Faça ações de marketing no PDV:
Fazer algumas ações de marketing no PDV pode aumentar significativamente tanto a venda de um determinado item quanto o desempenho macro dos produtos. Alguns exemplos são: oferecer amostras grátis, fazer demonstrações de produtos, manter programas de pontuações por compras, promover degustações e disponibilizar cupons de descontos.
Delimite as metas a serem atingidas:
Sempre que uma estratégia for elaborada, você precisa ter bem delimitadas quais metas devem ser atingidas. Além disso, é preciso definir o prazo para a conquista dos objetivos.
Assim, é possível mensurar e se certificar de que a estratégia está sendo bem realizada e de que não há desvios.
Sinalize as promoções:
Para aumentar a eficiência das promoções, elas precisam ser suficientemente sinalizadas nos PDVs. Além da publicidade realizada fora da empresa, é interessante investir em banners, faixas, placas e cartazes para colocar em evidência os diferenciais competitivos do estabelecimento e destacar os produtos em oferta.
Ofereça exclusividade:
Tenha um elemento de exclusividade no seu ponto de venda.
Pode ser uma forma diferenciada de apresentação dos produtos, o oferecimento de promoções, ofertas com brindes customizados ou qualquer outra ação que chame a atenção do consumidor.
E lembre-se: Para se destacar, a empresa precisa inovar, seja em produtos, seja em novas e melhores práticas. O foco deve ser a persistência e a simplicidade.