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14 de dezembro

Experiência no checkout: como vender mais

O checkout é o momento em que o cliente finaliza sua compra, é quando ele passa no caixa para pagar […]

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O checkout é o momento em que o cliente finaliza sua compra, é quando ele passa no caixa para pagar e se depara com inúmeros produtos. Então, é a hora de despertar a necessidade no consumidor, pois essa área, além de ser passagem obrigatória, é o local de maior visibilidade tanto ao entrar quanto ao sair da loja. Logo, é ali que surgem as compras mais despretensiosas, tornando-se um momento oportuno para vender mais e aumentar o faturamento.

Dessa forma, uma boa estratégia de layout é indispensável para a montagem do local. É preciso escolher bem os produtos expostos, eles precisam ser atrativos seja em quantidade exposta ou variedade de marca. Assim, quanto mais ofertas mais fácil será o estímulo da venda, também é importante considerar o maior público que verá aquilo. Um exemplo disso, é quando há muito trânsito de crianças pelo local, uma boa aposta seria produtos coloridos, doces ou brinquedos ao alcance dos olhos, para persuadir a venda.

Geralmente os produtos de checkout possuem valor mais acessível, baixa complexidade de compra, giro médio ou alto. Apesar de serem muitos pontos vantajosos no checkout, existem circunstâncias que podem levar o cliente a desistir da compra, como: atendimento ruim, preços inacessíveis, falta de informação sobre o produto, longa fila para pagar, etc. A seguir vamos explicar a melhor estratégia para esse espaço.

Como organizar o espaço

A organização é o ponto crucial no layout, isso porque, todas as informações devem aparecer de forma adequada e os produtos devem ser muito bem escolhidos, de forma que tenham uma boa qualidade e um preço inferior aos demais. Vamos considerar que são mercadorias de compra rápida.

  1. Em primeiro lugar estabeleça uma criticidade para a organização. Por exemplo, agrupar produtos de mesma categoria, como: chocolates em barras um do lado do outro, chicletes ao lado das balas e assim por diante… Deve ser uma ordem que seja de fácil identificação e sem poluição visual.
  1. O espaço em que os produtos ficarão expostos precisa ser largo o suficiente para que não fique tudo amontoado, além disso, o espaçamento entre as prateleiras deve ser uma área que permita a circulação e não seja apertada.
  1. O atendimento no caixa precisa ser ágil. Verifique o tamanho da sua demanda e como ela funciona com um funcionário só, caso seja demorado não tenha medo de investir em mais de um caixa. Agilidade combinada com alta demanda é sinônimo de aumento de faturamento.
  1. Um layout bem organizado, sem espaços vazios, com informações completas sobre o produto e preço deles é a maior certeza de vendas, portanto deixe sempre alguém responsável por essa manutenção ao decorrer do período.

Incentivando a venda

Para incentivar essa venda, é interessante que a equipe esteja bem alinhada sobre os produtos e que ofereça-os à clientela de modo despretensioso, como algo que agregue na compra do cliente ou que seja viável para aquela situação 

Entendemos que ter os produtos organizados e de fácil acesso é um ponto essencial. Uma dica é deixar barras de cereal, biscoitos e salgadinhos no decorrer da fila, uma vez que serve como um lanche rápido para o cliente e essa visão facilitada oferece maior praticidade independente do momento. Uma outra recomendação para impulsionar a venda rápida, é oferecer promoções desses produtos, como “leve 3 pague 2”.

Como é uma compra breve, é recomendado que tenha maior facilidade e agilidade na forma de pagamento, esteja com a maquininha de cartão ou o troco prontos, de modo que permita ser ágil.

Por fim, ofereça sempre produtos de qualidade, isso você encontra na Central Alimentos. O melhor custo-benefício, com ótimo prazo de entrega para o seu negócio e se você quer mais dicas para alavancar nas vendas, acompanhe nossos conteúdos!