Compre pelo telefone: 0800 646 9600
Bem-vindo! Frete Grátis
Quem trabalha com chocolate sabe bem da frustração de se deparar com chocolates esbranquiçados, com manchas ou derretendo quando abrem […]
Quem trabalha com chocolate sabe bem da frustração de se deparar com chocolates esbranquiçados, com manchas ou derretendo quando abrem a embalagem de um produto, ou com uma textura mais dura e derretimento mais lento.
Problemas como estes são causados por mudanças na cristalização da gordura do produto. Mas não se preocupe: eles podem ser evitados com boas condições de transporte e armazenamento!
Armazenamento ideal: Temperatura de 14 a 18°C Umidade próximo a 65%
Estes são os cuidados principais, porém há uma série de boas práticas de armazenamento e transporte que podem ser seguidas para manter a qualidade dos produtos.
Caso não tenha ar-condicionado para manter o chocolate e decoração em temperatura ambiente, aconselhamos manter o produto embalado com plástico filme dentro de uma caixa de isopor em um ambiente com temperatura amena.
PROBLEMAS DO ARMAZENAMENTO INADEQUADO:
MIGRAÇÃO DA GORDURA (FAT BLOOM)
Este problema resulta em uma fina camada de cristais de gordura na superfície do chocolate. Ele perde o brilho e aparece uma camada branca e mole. Essa camada dá ao chocolate uma aparência desagradável, que não deve ser confundida com a formação de mofo. A causa do fat bloom é a recristalização da gordura e/ou a migração de gordura do recheio para a camada externa do chocolate. O armazenamento em temperatura constante retarda seu aparecimento.
MIGRAÇÃO DO AÇÚCAR (SUGAR BLOOM)
Comparado ao fat bloom, o sugar bloom consiste de uma camada áspera e irregular na superfície do chocolate. O sugar bloom é causado pela condensação, ou seja, quando o chocolate é retirado do refrigerador e há formação de umidade sobre ele. A água dessa condensação dissolve o açúcar no chocolate. Posteriormente, quando a água evapora, o açúcar permanece na superfície do chocolate na forma de cristais grandes e irregulares. Isso dá ao chocolate uma aparência desagradável.
MANUSEIO E TRANSPORTE
As caixas e os produtos devem ser manuseados com cuidado para evitar danos às embalagens e aos chocolates, coberturas e decorações. Evite arremessar ou submeter as caixas com produtos a pesos excessivos. Armazene o produto de maneira que não receba luz solar direta ou chuva.
Dica: Transporte o produto bem fechado e embalado. Pode colocá-lo em uma caixa de isopor ou caixa organizadora. O chocolate não pode ser transportado junto com produtos de cheiro forte!
Para adquirir os seus chocolates, granulés e outros insumos com o melhor preço, basta entrar no site da Loja Central de Alimentos ou Chamando em nosso WhatsApp (47) 9248-5741.