Compre pelo telefone: 0800 646 9600
Bem-vindo! Frete Grátis
Faz pouco tempo que comprei um pão integral e na embalagem estava escrito 33% integral, antes não tinha, o que […]
Faz pouco tempo que comprei um pão integral e na embalagem estava escrito 33% integral, antes não tinha, o que isso quer dizer?
O produto não mudou, continua a mesma receita, porém houve uma regulamentação dos produtos integrais.
Antes você comprava um produto integral e não era passado da forma correta o teor de ingrediente integral adicionado na receita, pois na grande maioria de produtos, são utilizados ingredientes não integrais para melhorar suas características, como maciez, volume e textura. (Os produtos integrais são reconhecidos pela sua rusticidade).
Agora todos os ingredientes integrais são obrigados a serem identificados e informado o seu teor na receita percentualmente.
Então diminuiu, pois antes eu comprava pão 100% integral?
A nova regulamentação veio justamente para ajudar o consumidor a visualizar de forma fácil e rápida as informações sobre “integral”, pois até então o termo “100% integral” era usado de forma a levar o consumidor ao erro.
Agora a informação integral está diretamente relacionada ao teor de ingrediente integral adicionado na receita.
O que mudou com essa regulamentação?
A RDC Nº 493, DE 15 DE ABRIL DE 2021, regulamenta os ingredientes integrais. Como exemplo a farinha de trigo integral, que é composta aproximadamente de 75 % de farinha branca e 25% de farelo (fibra) e gérmen, e os produtos integrais, como exemplo o pão integral, que é composto por: Farinha de trigo, fibras de trigo, sal, açúcar, gordura, melhorador, água e fermento. (a junção da farinha de trigo branca e a fibra de trigo se denomina de Farinha de trigo integral reconstituída)
A RDC define que produto integral tem que conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais; ou se a quantidade dos ingredientes integrais for superior à quantidade dos ingredientes refinados.
Citando como exemplo o pão integral: Na sua composição tem que ter “farinha de trigo integral” na quantidade mínima de 30 % para poder ser chamado de pão integral. Na embalagem deverá conter: “Pão Integral” e em algum lugar da embalagem de forma visível e destacada a informação “30 %”, quer dizer que trinta por cento do pão é constituído com “farinha de trigo integral”
Entendi, quando olhar na embalagem o percentual de integral, devo olhar o ingrediente integral que está sendo adicionado e com isso sei que ele participa com a porcentagem descrita no rótulo.
Isso mesmo, o fabricante é obrigado a informar quanto e qual o ingrediente integral que é adicionado na receita.
As misturas de pães integrais da Central elas necessitam estar dentro da RDC?
Sim, todos os fabricantes de produtos integrais são obrigados a se adequarem a RDC 493.
Para facilitar aos nossos clientes disponibilizamos uma ficha técnica com todas as informações necessárias para adequação das embalagens dos nossos clientes e colocamos o nosso pessoal técnico para orientar as adequações necessárias.
(Informações geradas pelo nosso técnico Engº Químico Mário A. Müller)