Compre pelo telefone: 0800 646 9600
Bem-vindo! Frete Grátis
O que é ANTIMOFO e para que serve? O ANTIMOFO é um conservante que trabalha nos alimentos, ele inibi o […]
O que é ANTIMOFO e para que serve?
O ANTIMOFO é um conservante que trabalha nos alimentos, ele inibi o crescimento de fungos, bolores e bactérias. É usado em grandes variedades de receitas, principalmente nos seguimentos de panificação e confeitaria. Pode ser aplicado em pães, bolos, biscoitos, cremes, …
Só existe um tipo de ANTIMOFO para ser utilizado da marca Central?
Não, a Central oferece dois tipos de ANTIMOFOS, um líquido e outro em pó.
Quando uso o ANTIMOFO pó e quando uso o ANTIMOFO líquido?
Cada um tem uma utilização especifica!
O ANTIMOFO pó é adicionado a mistura (para ficar bem homogêneo). Deve ser misturado a farinha de trigo, fécula de mandioca, misturas que não contenham antimofo em sua formulação e outros farináceos. Sempre aquele que estiver em maior quantidade.
O ANTIMOFO líquido se aplica sobre a superfície do produto acabado, quente ou frio, conforme convier. Use o aplicador para dar uma leve borrifada sobre o produto.
Importante: pode ser aplicado na parte interior das embalagens, sobre as superfícies dos equipamentos e mesas, em todos locais que podem sofrer contaminação.
Os ANTIMOFOS CENTRAL, do que são constituídos?
O ANTIMOFO pó é constituído pelo Propionato de Cálcio e amido.
O ANTIMOFO líquido é constituído por Álcool de cereais e mais alguns ácidos orgânicos, como exemplo o Ácido Cítrico.
Os ANTIMOFOS CENTRAL, fazem mal a saúde?
Não, nosso ANTIMOFO tem por base o Propionato de Cálcio, um aditivo químico considerado seguro e com baixíssimo efeito colateral ou quase nenhum.
O Propionato de Cálcio foi extensivamente estudado pelo FDA antes de ser classificado “como seguro”, além disso, a OMS e a FAO não estabeleceram uma ingestão diária aceitável, o que significa que é considerado um risco muito baixo.
OBS: em nosso ANTIMOFO pó, o Propionato de Cálcio é diluído em amido, justamente para melhorar a sua homogeneização e corrigir qualquer erro de pesagem.
O ANTIMOFO líquido, por ser superficial haverá uma evaporação do álcool, depositando micro cristais dos ácidos orgânicos, sendo desconsiderados como absorção no organismo, e mesmo que fossem, as quantidades são desprezíveis.
Então posso usar à vontade?
Não, o excesso de qualquer ANTIMOFO pode ocasionar alteração de sabor, interferência nas fermentações biológicas e químicas e até colocar em risco a saúde do consumidor.
Eu uso ANTIMOFO CENTRAL e não está sendo eficiente. O que faço?
Cuidado, não aumente a dosagem só por aumentar, não esqueça os efeitos do excesso.
O ANTIMOFO atua na proteção dos alimentos, porém, quando a carga de bolores, fungos, leveduras e bactérias for muito grande ele não surtirá o efeito desejado.
Qual o conselho para evitar essa situação?
Muito simples e não custa nada.
Siga a cartilha das BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS. Essas cartilhas são disponibilizadas gratuitamente por órgãos como SENAI, SESI, SEBRAE, VIGILANCIA SANITÁRIA Municipal…
Como exemplo:
Seguindo essas observações, você poderá prolongar o tempo de prateleira do seu produto e aumentar muito a eficiência do ANTIMOFO CENTRAL em suas aplicações. “Só uma questão de atitude”.
(Informações geradas pelo nosso técnico Engº Químico Mário A. Müller).