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Cliente e empresa, talvez uma dos fatores mais predominantes no sucesso de um negócio. Mas, antes de tudo, é preciso […]
Cliente e empresa, talvez uma dos fatores mais predominantes no sucesso de um negócio.
Mas, antes de tudo, é preciso entender, o que é realmente essa relação? É sobre isso que vamos falar hoje. Então, continue acompanhando e entenda como alavancar os resultados do seu negócio, empregando estratégias importantíssimas que traremos nesse artigo.
Boa relação, cliente e empresa:
Esse é o principal processo através do qual a empresa estabelece um vínculo positivo com seus clientes, oferecendo um atendimento efetivo e de qualidade, que inspira confiança.
E tudo isso passará por um fator determinante: a humanização no atendimento.
Essa humanização é uma maneira ativa e empática de fazer atendimento, que de certa forma consegue antecipar as necessidades dos clientes, trazendo um dos mais importantes se não O MAIS IMPORTANTE resultado para um negócio: a fidelização desse cliente.
Fidelização do cliente e sua importância:
A fidelização de clientes é considerada hoje umas das coisas mais importantes nas quais um negócio deve se focar. Uma empresa que compreende a importância do relacionamento com o cliente e prioriza a gestão de relacionamento, certamente tira uma boa vantagem competitiva no mercado.
Podemos ver isso em números concretos e embasados em pesquisas reais como a realizada pela Harvard Business Review; onde mostra que a fidelização de clientes pode representar aumentos de até 95% no faturamento das empresas.
Sendo assim, ainda tem dúvidas que esse relacionamento não é importante? Infelizmente muitas empresas parecem não compreender a real importância do relacionamento com o cliente, o que faz com que as que se preocupam com esse fator se destaquem ainda mais.
Como empregar da melhor forma esse relacionamento?
Com certeza, existem diversas formas, e muitas particularidades que vão de acordo com o público e nicho do negócio. Mas, existem estratégias pontuais e gerais que devem ser empregadas com a maior maestria possível para se ter resultados positivos. São elas:
Quem realmente é o seu público e seus interesses:
Só assim, você poderá direcionar uma comunicação e um relacionamento efetivo em seus vínculos comerciais.
Faça um monitoramento mensal de satisfação:
Além disso, você precisa ter uma percepção das experiências dos seus clientes em relação a sua marca ou serviço. A forma mais comum e prática de fazer isso são com as pesquisas de satisfação.
Faça seus clientes sentirem que fazem parte de uma comunidade:
Para isso, é necessário que se sintam acolhidos e pertencentes a algo maior do que uma transação de negócio. Uma forma direta e comum de fazê-los se sentir importantes é criar canais e fóruns de contato direto, como um WhatsApp e e-mail,, com bases segmentadas por interesse, por exemplo.
Aumente a confiabilidade do seu público com sua marca:
Por fim, um dos pontos mais importantes são as iniciativas voltadas exclusivamente para o benefício deles, como os programas de fidelidade que sua empresa possa oferecer. Sendo assim, também é importante que esse tipo de estratégia seja muito bem estruturada, visando, o interesse do seu público (como já foi citado no primeiro tópico) e o tipo de nicho e mercado que sua empresa atua.
E agora que você já entende a importância do relacionamento com o cliente, com as diretrizes para cultivá-los, é hora de colocar a mão na massa e transformar os resultados do seu negócio.