Compre pelo telefone: 0800 646 9600
Bem-vindo! Frete Grátis
Com certeza, a panificação no Brasil vem se desenvolvendo muito ao longo dos anos, e trazendo consigo uma cultura e […]
Com certeza, a panificação no Brasil vem se desenvolvendo muito ao longo dos anos, e trazendo consigo uma cultura e uma paixão crescente.
Em território nacional o pão é um alimento que se encontra presente em quase todas as nossas refeições, desde os tradicionais e habituais cafés matinais até os mais requintados almoços e jantares. Tendo como a sua principal base a farinha de trigo, nos deparamos com um mercado cada vez mais crescente e inovador, principalmente no que se refere aos formatos de padarias, supermercados e aos diversos produtos elaborados.
E quais são os principais ingredientes para uma panificação de qualidade?
Muitos ingredientes são usados no processo da panificação, e isso se dá pela diversidade de produtos e pratos que a mesma pode produzir. Contudo, existem aqueles sendo considerados básicos ou principais, já que são encontrados em praticamente todos os produtos panificados.
São eles: farinha de trigo, fermento, água, sal e melhoradores.
Farinha de trigo
Sendo o principal e mais conhecido ingrediente entre todos, a farinha de trigo dá forma e consistência à massa. É obtida pela moagem dos grãos de trigo e pode ser classificada como especial, comum, integral e gérmen de trigo. A diferença está na parte do trigo que deu origem a elas.
Fermento
O ingrediente responsável por um processo muito importante na panificação, a fermentação da massa. Trata-se, portanto, de um ingrediente que possui microrganismos que se alimentam de açúcar, fazendo a sua conversão em outros produtos, como calor, gás carbônico, álcool e outras substâncias. Na panificação, normalmente, é usado o fermento biológico, o qual pode ser de três tipos: fresco; seco; e seco instantâneo.
Melhoradores
Sendo naturais ou artificiais, melhoradores são substâncias alimentares que auxiliam na elaboração do pão, proporcionando melhor desenvolvimento da massa e conferindo melhor textura, aroma, sabor, coloração e durabilidade aos produtos obtidos.
Alguns exemplos são: a lecitina de soja, ácido ascórbico, pectina, glúten, ácido cítrico, emulsificantes químicos, suplemento enzimático, gordura, ovos, leite e açúcar. Cada um com uma função distinta na massa dos pães.
E por fim, água e sal, que apesar de muito importantes são os mais comuns. A água é a convencional, filtrada, e pode ser encontrada em qualquer lugar, da mesma forma que o sal, que apesar de existirem diversos tipos, podem ser usados o da preferência de quem está executando a receita (apesar de o sal tradicional ser o mais utilizado).
Dica de ouro para uma boa panificação
A dica mais importante para se ter uma boa panificação é se atentar a qualidade dos ingredientes que citamos.
Sabemos, que hoje no mercado o que não falta são opções e variedades de marcas de determinados produtos. Mas, o que vai fazer realmente a diferença é a escolha dos mesmos.
Podemos falar isso com propriedade, afinal, a Central de Alimentos é uma empresa séria e especializada em produtos de panificação e confeitaria há mais de 30 anos. Por isso, preze sempre pela qualidade e confiança que marcas como a Central de Alimentos podem te proporcionar.
Nosso convite é que você visite nosso site lojacentraldealimentos.com.br e confira todos os produtos disponíveis para panificação de mais alto nível.