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09 de janeiro

Fidelização de clientes: como criar sua base de clientes

Se você está em busca de entender melhor o que significa verdadeiramente “fidelizar clientes” e o processo para se alcançar […]

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Se você está em busca de entender melhor o que significa verdadeiramente “fidelizar clientes” e o processo para se alcançar tal resultado, continue lendo esse artigo, com certeza irá te auxiliar nessa busca.

Primeiramente, é preciso entender que o processo de fidelização de clientes consiste em garantir que, após viver uma experiência de compra positiva, o consumidor coloque sua empresa na lista de preferidas, e volte a fazer negócios com ela sempre que possível. 

É manter fiéis os clientes já conquistados pela empresa. Afinal, já dizia Philip Kotler, o pai do marketing moderno, em seu livro Administração em Marketing, que “A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”.

Além das vendas, por que é tão importante fidelizar esses clientes?

Alguns dos  principais motivos são:

1 . É mais barato reter clientes do que adquirir novos;

2 . Clientes satisfeitos indicam a marca, trazendo novos clientes;

3 . Clientes satisfeitos não apenas compram novamente, como também compram mais; 

4 . Essa retenção ajuda na previsibilidade de caixa da empresa.

Agora, sabendo o que é essa fidelização é porque ela é tão importante, é preciso entender quais as melhores estratégias e ações para se chegar nesse objetivo final. Por isso, continue lendo, separamos algumas dessas estratégias que são comprovadas, e o melhor: infalíveis. 

Dicas que vão te ajudar a fidelizar seus clientes

Apesar de existirem particularidades, para cada ramo, nicho e o público alvo de cada um, existem “eixos” de estratégias gerais funcionais para todos, independente da área de atuação da sua marca.

1 . Conheça tendências:

Isso fará com que você conheça o mercado, e tendências de consumo. É indicado analisar todos os aspectos e buscar por pesquisas de empresas que estudam o mercado constantemente e de forma profunda. 

2. Invista no relacionamento humanizado:

Independente de quem seja seu público final, o atendimento humanizado é um dos drivers da fidelização dos clientes. 

3. Tenha atenção no pós-venda:

Não é só uma boa venda inicial que fará a diferença! Na verdade, o segredo está no pós-venda, ou no conjunto de ações direcionadas à satisfação do cliente após adquirir seu produto, ou serviço.

Contudo, a nossa última dica é a mais importante: nada do que você fizer te trará resultados se não forem feitas de forma constante. Por isso, implemente processos no seu negócio que farão com que todas as estratégias implementadas sejam seguidas de forma rotineira. E não se esqueça, gere resultados de métricas de sucesso e insucesso mensalmente, só assim você saberá qual o melhor caminho para continuar trilhando.