Compre pelo telefone: 0800 646 9600
Bem-vindo! Frete Grátis
Você entende que tudo o que está envolvido durante o processo de produção deve ser considerado? Desde o gás de […]
Você entende que tudo o que está envolvido durante o processo de produção deve ser considerado? Desde o gás de cozinha, gastos elétricos até a matéria prima e o custo final de entrega ao cliente.
Aqui neste post vamos mostrar uma forma fácil para você identificar os custos e como considerá-los no momento de precificar o produto. Ainda, é importante entender que uma precificação bem elaborada traz lucro ao negócio e evita desperdícios.
Custos fixos X Custos variáveis
Custos fixos são aqueles que não alteram, não importa o nível da produção. Já os custos variáveis, conforme o próprio nome diz, variam de acordo com nível de produção ou venda da empresa.
Para compreender e visualizar melhor, uma dica é separar em uma planilha ou onde você preferir, tudo que é custo fixo, exemplo: aluguel, salários dos funcionários, seguros, etc. Dos custos variáveis, exemplo: custo da matéria prima (farinha, óleo, ovos…), valor pago aos fornecedores, frete e embalagem de pedidos.
Custo de produção total
Caso você queira calcular o custo total da produção, deve-se considerar todos os gastos tanto fixos quanto variáveis, além da matéria prima e mão de obra direta, que é todo o trabalho diretamente realizado na produção.Separe esses fatores na fórmula:
Custo de produção total = Matéria prima + Mão de obra direta + Custos fixos e variáveis + Extras.
Custo de produção unitária
O custo de produção unitária é o valor total gasto para a fabricação de um determinado produto. Para fazer esse cálculo, leve em conta o custo da produção total de um período específico e divida pela quantidade de produtos fabricados. Utilizando a seguinte fórmula:
Custo de produção unitária = Custo total ÷ quantidade de produtos fabricados.
Analise os números
Por fim, é extremamente importante ver o cenário como um todo para que gastos não sejam em vão e não tenha desperdício na produção. Uma produção de qualidade rende na proporção desejada e os custos economizados podem ser investidos em aperfeiçoamento do processo. Para comprar produtos de qualidade e que rendem muito mais no seu negócio, conte com a gente e peça nossos produtos no site Central Alimentos.